10 de janeiro de 2012

Comemorando o início do ano


Eu tenho um grupo de amigos-colegas biólogos do coração. Todo final de ano a gente se reúne, numa confraternização de final de ano, e bebemos umas biritas e comemos umas comidinhas de acompanhar birita. São noites em que sempre bato o meu recorde de gargalhadas do ano, todo ano! Mas esse post não é sobre as comidinhas da confraternização do ano passado... 
Nessas reuniões, a gente sempre faz um amigo secreto, e esse ano, ops, no ano passado, dei pro meu amigo secreto um livro de comida italiana (o fato de eu ter comprado um livro de culinária para o meu amigo secreto não tem nada a ver com meu gosto pelo assunto, tá? Foi pura casualidade...) e aí ele prometeu cozinhar uma receita do livro na próxima reunião do grupo. Alguém então teve a ideia brilhante de não esperarmos tanto para provar os dotes culinários do amigo-colega, e marcamos o encontro para esse mês, fazendo assim uma "confraternização de começo de ano". Sinceramente, achei muito boa a ideia de fazer uma festinha pra comemorar a chegada de um novo ano! Não há forma mais auspiciosa de começar o ano do que festejando com amigos, dando boas gargalhadas, certo? E cozinhando!
As receitas escolhidas por ele e a mulher dele não posso detalhar (só posso dizer que ficaram divinas!), mas a sobremesa feita por mim  está aqui (claro que alguma coisa legal tinha que sobrar pra dona da casa fazer,  certo, além da bagunça pós-festa pra arrumar...).

Pavê de nozes e chocolate

Ingredientes:

1 1/2 xícara de nozes
3 xícaras de água morna
2 col. (sopa) de açúcar
1 col. (sopa) de maisena
Um pacote e meio de biscoito champanhe (considerando um pacote de 180 gramas)
200 g de chocolate meio amargo
300 ml de creme de leite de soja (uma caixa e meia)
Algumas nozes para decorar

Como fazer:

Primeiro de tudo, faça o creme de nozes: bata bem no liquidificador as nozes com a água morna. Depois de batido, coe o leite numa peneira fina. Bata o leite novamente com o açúcar e a maisena. Coloque numa panelinha e leve ao fogo, mexendo de vez em quando até começar a ferver. Deixe ferver, mexendo bem, até ficar com uma consistência de mingau. Reserve.
Derreta o chocolate em banho-maria. Retire do fogo, e misture o creme de leite até obter uma mistura homogênea (isso aí se chama ganache, viu?). Reserve.
Quando o creme de nozes e o chocolate estiverem frios, monte o pavê: cubra o fundo de uma travessa com a metade dos biscoitos champanhe. Eu não molho os biscoitos com nenhum líquido, pois acho que quando a gente molha os biscoitos eles ficam muito moles e perdem a consistência depois da montagem da sobremesa. Então, por cima dos biscoitos coloque a metade do creme de nozes, e por cima do creme de nozes disponha a metade do ganache. Repita as camadas biscoito-creme de nozes-ganache Cubra a sobremesa com algumas nozes trituradas. Leve para gelar, por no mínimo uma tarde inteira (na verdade, se você deixar na geladeira de um dia para o outro fica perfeito!).



5 comentários:

  1. Receita pra variar que deixa agente com água na boca.(e achei fácil viu?)
    Mas sabe do que gostei mesmo ? da ideia de reunião de confraternização de começo de ano compartilhar é tudo de bom, principalmente comida, conversa , amizade...
    Quem sabe não imito e faço algum dia uma reunião com amigos-colegas "geógrafos" do coração.
    beijão.

    ResponderExcluir
  2. C'est la même idée que celle du tiramisu mais la crème est différente .. ;-)

    clau

    ResponderExcluir
  3. Oi Marina, obrigada pelo link. Parabéns pelo blog, é LINDO!!!!!!!! Estou hipnotizada, passei rapidinho para ver o e-mail e já estou ha quase uma hora navegando!!! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Márcia, compartilhar é bom demais! Se for comida, então, melhor ainda! Obrigada Ju, fique a vontade pra passar quantas horas quiser! Bom 2012 a todas!

    ResponderExcluir
  5. Clauclau! C´est vrai, ça, mais dans ce cas, on n´utilise pas d´alcool, à moins qu´on veille imbiber les biscuits (ce que je ne fais pas). Grosses bises!

    ResponderExcluir