21 de abril de 2011

Creme de chocolate


Vocês conhecem aqueles potinhos de creme de chocolate industrializados, não conhecem? Quando eu era criança passava uma propaganda na televisão que mostrava várias pessoas jogando as colherinhas pro alto e comendo o creme com os dedos... Provavemente vários de vocês lembram ;). Eu ficava morrendo de vontade de comer aquele creme, que me parecia o supra-sumo da cremosidade e do sabor de chocolate, só de ver aquelas pessoas enlouquecidas jogando as colherinhas para o alto e engolindo o creme com os dedos! Ah, o poder da propaganda... Mas certamente, meu desejo era enorme por um outro motivo: minha mãe NUNCA comprava aqueles potes de creme! Comida industrializada praticamente não entrava na minha casa, se bem que há 25 anos atrás, numa cidade não tão grande como a minha, a oferta era bemmmmm menor, certo? Não havia milhares de tipos de biscoitos, era cream cracker (que aqui a gente chama de bolacha, e não biscoito), maisena, maria e biscoito recheado de chocolate. Me lembro quando lançaram o biscoito negresco, caramba, foi revolucionário! Minha mãe fazia biscoitos, e comprava cream craker, no máximo. Salgadinhos? Era só o fandango e uma rosquinha com gosto de cebola (cebolitos? Alguem aí lembra o nome?), e eu só comia escondido, na casa dos outros. Não havia as centenas de bolinhos, barrinhas, chocolates, balinhas, bombons, etc, que existem agora. Minha mãe comprava uma caixa de chocolate da garoto e escondia no armário dela. Liberava UM bombom, esporadicamente, depois de muita insistência e de um belo prato de almoço. Refrigerante? Não comprava, nem sob tortura. Claro que quando eu era pequena, achava todo esse racionamento uma verdadeira barreira intransponível às coisas boas do mundo (ou pra falar mais infantilmente, uma chatisse, uma injustiça!).
Hoje, eu sou mãe. Posso dizer que herdei os bons hábitos, mas confesso que tenho que ser mais chata que minha mãe, pois minhas filhas são submetidas a muito mais opções, estímulos e ocasiões de comer porcaria que quando eu era criança. Minhas filhas estudam numa escola em que as crianças levam o lanche de casa e me entristece observar que poucos pais se preocuparem efetivamente com a alimentação dos filhos. E no meio de um mar de salgadinho e biscoito recheado, é uma verdadeira guerra convencer uma criança de 5 anos a comer fruta... Mas eu luto, luto, e não desisto. Sei que a desculpa pra aqueles pais é o tempo, mas tem coisa mais rápida que lavar uma fruta?
Acho que o verdadeiro problema está no embate. Existe uma inclinação natural do ser humano para os alimentos mais energéticos, é biológico. Consolidamos essa característica em anos e anos de evolução da espécie, pois os alimentos mais calóricos são aqueles que podem garantir uma maior sustentação energética do corpo por mais tempo (caso o alimento venha a se tornar escasso no meio em que vivemos). Sendo assim, uma criança, desprovida de senso crítico em relação ao que faz ou não faz mal à saúde, entre uma fruta e um biscoito recheado, vai escolher o quê? Não é difícil responder... Não é só uma questão de gosto, mas de quantidade de açúcar, entende? Não é mais rápido abrir um pacote de batata frita, só é mais cômodo. Não é preciso justificar por que queremos que a criança coma aquilo, que faz bem pra pele, pro cabelo, que deixa inteligente, etc, etc, etc. Muita gente precisa evitar ao máximo contrariar um filho. Que necessidade é essa de gratificar (com brinquedos, guloseimas) as crianças o tempo todo? Que sentimento de culpa exagerado é esse que sentimos o tempo todo, que precisamos compensar com agrados materiais?
Antes que vocês achem que eu sou uma verdadeira radical, saibam que não sou. Libero guloseimas no final de semana, com moderação. Mas busco sempre ensinar que a gente pode sim, comer "laminha" (apelido aqui de casa pra falar de guloseimas), mas esse tipo de comida é pra ser comido em ocasiões específicas, pra variar o cardápio e não como hábito diário. Tenho a esperança que o exemplo vai ficar gravado na cabecinha delas e quando crescerem e forem donas do prório nariz, aptas a escolherem o que vão comer, escolherão comida de verdade.

Esse creme é minha versão para o potinho industrializado. É bem rápido, e tem aceitação garantida, pois leva bastante chocolate.


Creme caseiro de chocolate

Ingredientes:

200g de chocolate sem leite
4 xícaras de leite de soja (eu usei o leite não adoçado)
2 col. (sopa) de maizena
Açúcar a gosto (eu não usei, mas minhas meninas preferem com açúcar...)

Como fazer:

Corte o chocolate em pedaços pequenos. Coloque o chocolate numa panelinha com três xícaras de leite e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando. Enquanto o chocolate não derrete completamente, misture a maizena à xícara de leite restante. Quando o chocolate derreter, incorpore o leite misturado com maizena e vá misturando até engrossar. Não precisa deixar engrossar muito, pois o creme fica mais espesso depois de frio. Coloque em potinhos de sobremesa ou ramequins, espere esfriar e leve à geladeira por quatro horas antes de servir.

Excelente sobremesa para um almoço de Páscoa!

17 de abril de 2011

Sopinha francesa pra espantar o frio


O tempo deu uma mudada radical nesses últimos dias, o sol e o calor implacáveis deram lugar à chuva e ao friozinho... Em dias assim acho que a melhor pedida para o jantar é uma sopinha quentinha e aconchegante, e ontem resolvi fazer minha sopa preferida: Vichyssoise. Essa sopa é de origem francesa, mas aprendi a fazer mesmo no site Panelinha. Apesar de ter falado antes que não gosto de copiar receitas dos sites dos outros, vou escrever à minha maneira, ok? ;)



Vichyssoise

Ingredientes:
4 batatas grandes
um talo de alho-poró
1 cebola pequena
2 col. (sopa) de manteiga (a versão do site também leva creme de leite, mas por motivos óbvios, passe adiante)
Caldo de legumes ou de frango caseiro (se não tiver caldo caseiro, use água mesmo)
Sal, pimenta do reino e noz moscada

Como fazer:

Fatie e lave em água corrente o alho-poró, descartando a ponta das folhas. Pique a cebola e corte as batatas em pedaços médios. Refogue a cebola e o alho-poró na manteiga até amolecer. Acrescente a batata e mexa bem. Adicione caldo de galinha ou legumes caseiro até cobrir as batatas, e deixe no fogo até ferver. Cozinhe até as batatas ficarem bem molinhas, quase se desfazendo, acrescentando água de vez em quando para não grudar no fundo.
Espere a sopa amornar um pouco e bata no liquidificador até obter um creme homogêneo bem liso. Volte ao fogo só para esquentar, coloque sal, pimenta do reino moída na hora e noz moscada ralada na hora.




Você pode substituir a batata por inhame ou cará, fica ainda mais delicioso!

9 de abril de 2011

Chocolates sem leite


Nada mais oportuno que falar de chocolate no mês de abril, certo? Se você é daqueles que todo ano sofre com o dilema comer e passar mal ou não comer e passar vontade, esse post é pra você. Nos últimos dois meses tenho comido mais chocolate do que em toda minha vida, com um propósito genuinamente científico, nada mais, juro, e tudo isso é pra contar pra vocês qual as opções que temos no mercado. Lembram que comentei antes sobre a dificuldade de encontrar chocolate nacional sem leite em seus ingredientes há três anos atrás? Pois bem, nessa investigação acabei descobrindo que os fabricantes finalmente estão atentando para o fato de que cada vez mais pessoas com intolerância a lactose ou alergia a leite tem procurado produtos que realmente respeitem essas disfunções. E encontrei várias opções de chocolate sem leite, ou contendo apenas traços dele, com preços acessíveis e gostos decentes. Experimentei alguns, e trago aqui essas experiências para compartilhar com vocês. Não são os únicos chocolates sem leite que encontrei nomercado, existem outros, mas acho que esses aqui já podem ajudar em caso de desejo incontrolável, ;)

Como falei antes, a Garoto tem dois tipos de chocolate sem leite no mercado: o Chocolate Meio Amargo para Cobertura e o chocolate  Talento Intense. O chocolate para cobertura é realmente bom para fazer cobertura, como o nome já diz, mas também sobremesas, bombons, ganaches e mais receitas de sobremesa que pedem grande quantidade de chocolate. O Talento Intense tem 55% de cacau na massa, tem pedacinhos de amêndoas e é bom mesmo para degustação.

Outra marca que começou devagarzinho nessa linha mas hoje tem várias opções de chocolate sem leite é Cacau Show. Nessa Páscoa eles estão oferecendo até ovo de Páscoa sem lactose e sem proteína de leite (da linha Zero Lactose e Glúten) Os chocolates da Cacau Show são bem variados: com pedacinhos de laranja cristalizada, com 70% de cacau, com 55% de cacau, orgânico, etc.


Eu experimentei alguns. O chocolate com laranja é o meu mais novo preferido. O balanço entre chocolate e laranja é simplesmente ótimo. Perfeito pra comer como sobremesa ou lanchinho no meio da tarde. Os chocolates com no mínimo 50% de cacau, incluindo o orgânico, são bons, mas eu tendo a preferir aquele que tem 70% de cacau, pois acho que o gosto fica mais pronunciado e natural. Em todo caso, os chocolates da marca são para degustação, quero dizer com isso que a relação peso/preço é grande pra usar pra sobremesa. Mas enfim, isso $depende$ de cada um, ;)

Outra opção nacional são os chocolates de soja, da marca Choco Soy Olvebra. Sinceramente... eu acho que são última opção. Se é pra comer chocolate sem leite, substituir o leite de vaca por extrato de soja não acrescenta sabor ao chocolate e nem tampouco consistência. Chocolates sem leite podem ser macios e saborosos, então não há uma real necessidade em adicionar leite de soja no chocolate. De qualquer forma, se quiser experimentar, existem quatro tipos: chocolate, chocolate com flocos de arroz, chocolate light e chocolate 50% cacau (meio-amargo). De todos, sem dúvida, o chocolate meio-amargo é o melhor.

Outras opções que experimentei são os chocolates da marca Casino, importados da França. Eles tem inclusive um chocolate sem leite de cobertura (chamado Noir Dessert), que é vendido em lote de duas barras de 200g. Sai um pouco mais caro que comprar a barra de chocolate de cobertura da Garoto, mas não tenha dúvida, o sabor é melhor. Além do chocolate de cobertura, Casino tembém oferece chocolate com 72% de cacau e 80% de cacau. O com 72% de cacau é excelente para degustação. O com 80% é bem forte, quase seco, e funciona como um verdadeiro cafezinho pra espantar a sonolência (chega a me dar taquicardia, se como mais de um quadradinho).

Se você quiser investir um pouco mais, é possível encontrar em alguns supermercados chocolates sem leite da marca suissa Lindt: com 70% de cacau, com 85%, meio-amargo com pimenta e meio-amargo com laranja. São mais caros, mas vale a pena comprar uma vez na vida, pra sentir o que é, definitivamente, um bom chocolate. Nem preciso dizer que todos esses são para degustação, e valem cada centavo do preço, acreditem.

Aproveito para registrar que vale a pena olhar direitinho os ingredientes nas embalagens de chocolate, pois de vez em quando a gente se surpreende. Um exemplo é que descobri que a Toblerone tem uma opção sem leite, com crocantes irresistíveis ;). Muito bom para degustar.

Se o seu caso não é ter alergia/intolerância a leite, mas sim ter filhos com alergia/intolerância a leite, garanto que as crianças também vão gostar dos chocolates meio-amargo (acima de 70% de cacau a aceitação não é garantida...). É até uma questão de educação de gosto. Acostumar seus filhos a comer bons chocolates (geralmente os chocolates mais ricos em cacau são de qualidade superior, pois contem menos ingredientes processados) vai ser melhor pra saúde e também pra formação do paladar deles. No final das contas acho que vale para o chocolate o que vale para todos os produtos processados que compramos: quanto menos ingredientes na fórmula, maior a garantia de estar comprando um produto de qualidade, com ingredientes seguros e gosto genuino.

Para concluir, quero deixar claro que muitos dos produtos elencados nesse post contem traços de leite. Para mim, que tenho alergia a proteína do leite, não me causa problema ingerir traços de leite, mas eu sei que pra quem tem intolerância a lactose pode ser problemático. Portanto, por favor, leiam os ingredientes dos produtos sugeridos aqui e façam suas experências pessoais, ok? E mais, nem todo chocolate dito meio-margo é feito sem leite, sobretudo no que diz respeito aos chocolates nacionais! Fiquem de olho e, mais uma vez, leiam os rótulos antes de comprar qualquer coisa! Não se acanhem em compartilhar conosco suas experiências e sugestões!