8 de março de 2011

Camarão escondidinho na batata grã-fina


Vocês lembram daquele meu colega agricultor que fornece alguns produtos pra mim? Essa semana que passou ele conseguiu "umas batatas"... na verdade... uns dez quilos...
As batatas não são batatas quaisquer. Você já ouviu falar em batata grã-fina? Eu também não tinha, até começar a trabalhar onde trabalho hoje. Ela é parecida com a batata doce, tem sabor adocicado, mas a casca não é roxa, é quase branca, e tem textura um pouco mais seca que a batata doce comum. Por causa dessa última característica o pessoal daqui ADORA essa tal grã-fina. Não sei por que ser mais seca causa tanta comoção ;) Mas tenho que admitir, ela tem um gosto especial.
Bem, ela é uma ótima batata, mas o que fazer com dez quilos de batata??? Certo, para o almoço de sábado decidimos fazer purê de grã-fina. Purê com camarão no leite de coco? Ou batata gratinada com camarão no azeite? Ou que tal... camarão no azeite em cama de purê de grã-fina, gratinado no forno? Pronto, decidido o almoço.




Escondidinho de camarão com purê de batata grã-fina

Para o camarão:

Refogue uma cebola picada, um tomate picado e um pimentão pequeno picado no azeite. Acrescente 500g de camarão sem casca e deixe refogando até o camarão ficar cozido. Desligue o fogo, coloque sal e cheiro verde a gosto. Reserve.

Para o purê:

Cozinhe em água uns dois quilos de batata grã-fina (você pode fazer também com batata inglesa, inhame, macaxeira). Quando a batata estiver bem molinha, descasque, e esprema com um espremedor de batatas. Coloque a batata espremida numa panela com duas colheres de sopa de manteiga e leve ao fogo baixo. Mexa bem até o purê ficar com uma consistência homogênea. Você pode também acrescentar um pouco de leite de soja não adoçado se achar a consistência muito seca. Coloque sal a gosto. Reserve.

Para montar o escondidinho:

Corte seis bananas prata ao meio, no sentido do comprimento. Frite as metades em manteiga, até dourar um pouco, mas antes das fatias ficarem muito moles. Reserve.
Numa travessa grande de ir ao forno disponha o purê no fundo e nas laterais (reserve um pouco para o final), como se fosse uma massa de torta. Disponha as fatias de banana rente às laterais cobertas de purê e coloque no centro o camarão refogado. Coloque no forno para esquentar um pouco antes de servir. Como aqui em casa tem gente que pode comer laticínios, antes de colocar no forno cubro a metade com queijo ralado e a outra metade com farinha de linhaça, aquela que usei na lasanha. Ótimo com arroz cateto integral!



5 comentários:

  1. Vamos por partes:
    Claro que lembramos de seu colega agricultor, é o que sempre você usa para nos fazer inveja dos presentes orgânicos que ganha!!(rs, rs,)

    Adorei a receita, amo camarão e me fez pensar logo no cardápio da semana santa, valeu pela dica espero que sem essa batata grã-fina também funcione.
    E por último mas não menos importante que fixação é essa por banana(KKK), nem eu que vivo tendo câmbrias.

    abraço forte

    ResponderExcluir
  2. Suas fotos continuam apetitosas... Vá mantendo esse alto padrão que logo teremos um livro!

    Sim, este seu amigo agricultor deveria começar a vender para o Sul hehehe

    ResponderExcluir
  3. Márcia, acabei antecipando a semana santa, né? Acho que vou experimentar com inhame da próxima vez! Em relação às bananas, dessa vez foi minha empregada que deu a dica!
    Adriana, queria eu, amiga, ter cacife pra isso! Sou capaz até de pedir uma licença sem vencimento, só pra escrever um livro assim!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marina,
    vi teu blog pq.acompanho come-se.Gostei do torta de chocolate com cupuaçu.Morei algum tempo Manaus e aprendi a gostar de algumas frutas diferentes inclusive cupuaçu que soh comia tipo mousse.Vou tentar fazer esta tua receita de torta usando o cupuaçu.,aqui encontro ele congelado. Vc.eh meio-a-meio (rsrsrs)france/brasil,meus filhos tb.,e depois de eles estudarem lah(Toulouse/Bordeaux/Paris)aprendi amar comida francesa.,tenho mtos.livros culinaria francesa,Larrouse Gastronomique minha biblia.,mas volta e meio tento outro tipo de comida como a brasileira ou indiana.Tb.uso procuro limitar o uso do leite e carne aqui quase não como,mas engraçado,qdo.vou a França,como de tudo,leite,queijo,carne,pão branco(baguette) e nada me faz mal,

    ResponderExcluir
  5. Oi Marta! A França é um país em que os laticínios em geral são levados muito a sério. É um país em que as pessoas comem iogurte de sobremesa, comem queijo em todas as refeições. A qualidade dos produtos é insuperável! Possivelmente por isso, nada te faz mal, ahahah. Acho que até eu, se for comer queijo na França não terei sinusite! Comida de verdade, natural, simples, não pode fazer mal, certo? Obrigada por dar uma passadinha, fique a vontade!

    ResponderExcluir