13 de outubro de 2010

Marshmallow, ou a melhor coisa que você pode usar no lugar do chantili

Final de semana passado fui almoçar na casa de uma tia que adora receber. Pode chegar lá qualquer dia na hora do almoço, que vai ter comida para um batalhão. Sábado e domingo, a mesa é cheia. De amigos, filhos, sobrinhos, enfim, quem quiser aparecer. Se for um dia de almoço em família (aí é quando todo mundo é formalmente convidado, e vai todo mundo mesmo) a conversa rola solta: mulheres na sala de jantar, homens no terraço. Do lado dos homens não sei quais são os assuntos, nunca tive tempo de ir conferir. Isso porque do lado das mulheres a conversa é imperdível. Minha família é cheia de mulheres, e todas sabem cozinhar. A gente sempre conversa de comida, de como fazer tal prato, que prato foi servido no aniversário de fulano, como estava a mesa de doces do aniversário da filha da vizinha, essas coisas, sempre dando muitas gargalhadas.

Nesse almoço do qual falei no início, minha tia fez uma sobremesa a base de leite condensado proibidíssima pra mim... Mas lembrou de mim de última hora e resolveu fazer um marshmallow (na verdade merengue italiano, aprendi no Blog da Rita) com calda de morango e pôs por cima de tudo: "Ma, coma o marshmallow, minha filha, isso você pode". Ok, ela deixou. Raspei um pouco da cobertura da sobremesa, coloquei na boca, e... quase tenho um troço. A única coisa que eu consegui falar foi: "noossa senhora, o que é isso?". "Gostou, querida?". Perguntei se ela estava brincando, nessa altura eu já estava toda arrepiada. Resumindo a estória: ela me contou como fazer o marshmallow daquele jeito que alguém que tem 30 ans de panela entende, e eu, que só tenho 5, não entendi nada. Ou pelo menos não fiquei nem um pouco segura para fazer sozinha.



Então, fui dar uma olhada pela internet e comecei pelo óbvio, fui no site Panelinha. De cara bati o olho nos últimos dois post do Blog da Rita e, surpresa, lá estava o marshmallow. Assim ficaria fácil. Peguei a base da receita e ao invés de usar a calda de açúcar usei calda de morango, como fez minha tia.

Não vou repetir a receita do blog, mas saibam que só usei clara e calda de morango. Pra fazer a calda, basta cozinhar uma bandejinha de morango (250g) com 1 xícara de açúcar e 1/2 xícara de água. Quando o morango estiver amolecido e o açúcar completamente dissolvido, retire os morangos e deixe a calda apurar em fogo bem baixinho. Quando reduzir até obter aproximadamente 1/2 xícara de calda, desligue o fogo. Bata as claras em neve e quando os picos estiverem firmes, vá acrescentando a calda ainda quente em fio, devagar, sem parar de bater. Bata por mais alguns minutos, até ficar bem firme.



Como o título do post já indica, pra quem não pode comer leite, o marshmallow é uma ótima opção para substituir chantili em coberturas de bolos, cupcakes, sobremesas, tortas, etc. E dá pra inventar muitas variações, basta respeitar o princípio claras em neve mais calda doce quente.

4 comentários:

  1. Oi Marina,

    primeiro deu pra notar que sobremesas sempre terão espaço por aqui!! òtimo porque, dada a sua insistência, não tem como algum dia agente não se aventurar.
    Outra coisa legal demais são estes encontros familiares, quando harmoniosos, é claro. Muito bom também você compartilhar o momento com quem aparece por aqui.

    beijos

    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Márcia, queria muito que todos os meus leitores fossem tão desinibidos quanto você, e me escrevessem mais... Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marina...
    Adorei o post!!!
    A reunião em familia me lembrou muitos as
    reuniões da minha familia também!
    Sem falar que eu, uma pessoa completamente leiga
    em assuntos culinários, adoro frequentar seu blog
    e tantar fazer essas receitas.
    Mas continuo com o mesmo abjetivo que comentei
    anteriormente:
    "VOI DAR UM PULINHO EM JOÃO PESSOA PRA PROVAR ESSAS DELÍCIAS!!!"
    RSSRSR

    Beijos
    Priscilla e Juan

    ResponderExcluir
  4. Priscilla e Juan,
    Que bom saber que vocês andam por aqui. Pri, vai treinando pra engordar um pouquinho seu futuro marido, que ele é muito magrinho, ahahah! Beijos enormes pra vocês!

    ResponderExcluir