15 de setembro de 2010

Bolo de macaxeira, sim, porque mandioca só serve pra fazer farinha!


Como falei antes, uma das melhores coisas de trabalhar no interior é a oportunidade de se obter produtos agrícolas direto com agricultores familiares. Outro dia comprei 5 quilos de macaxeira de um colega de trabalho que também é agricultor. Resultado: deu bolo de macaxeira no final de semana. Aqui cabe um parêntese. Já está claro que vivo fazendo bolos. É que bolo pra mim é lar. Fazer um bolo em casa, e comê-lo ainda morno saindo do forno (não dá dor de barriga, não) é um dos maiores confortos que tenho na vida. É alimento pro corpo e pra alma. Me lembra minha mãe, na cozinha, fazendo bolo pro lanche...
Mas, voltado ao bolo de macaxeira, como sempre, procurei uma receita na internet e achei uma no blog "Feito em casa". Fiz a receita adaptada, claro. Pra começo de conversa, a receita original pedia 650 gramas de açúcar e só de pensar no que daria fico arrepiada... Coloquei 400 gramas e já achei bem doce. A receita também previa um caramelo a ser feito na forma do bolo, como aquele que fazemos em um pudim. Ou seja, mais açúcar. Também pedia 250 gramas de manteiga, e também achei demais, então coloquei apenas 200 gramas. O bolo ficou divino, molhadinho, com pedaços de macaxeira e de coco macios dentro da massa. Desculpa aí, "Feito em casa"...



O melhor desse bolo é que não prevê a utilização de leite nem de leite condensado, e fica muito gostoso mesmo. Da próxima vez vou fazer em forminhas, pras meninas levarem de lanche na escola ("cupcakes" de macaxeira, très chiq!). Vejam aí a receita:

Ingredientes:

1 kg de macaxeira ralada
200 g manteiga derretida
1 coco seco grande ralado
400g açúcar cristal
5 ovos ligeiramente batidos

Como fiz:

Bata aproximadamente um terço do coco ralado com um pouco de água quente e misture tudo com o resto do coco ralado, a macaxeira e o açúcar.
Bata os ovos ligeiramente com um fouet (desculpem, batedor de arame) e acrescente a manteiga derretida. Incorpore essa mistura à mistura de macaxeira e coco e coloque a massa numa forma untada (usei uma de buraco no meio).
Asse em forno pré-aquecido a 200° por 50 minutos a uma hora.


3 comentários:

  1. Mulhé, para de fazer fotos tão deliciosas que eu pulo na tela!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ô amiga, você é muito gentil! Adoro seus comentários. Você acredita que eu jurava que tinha colocado seu blog no meu e acabei de me dar conta que ele não está? Me manda o endereço do seu blog de novo, pra eu virar seguidora logo!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Marina, esse bolo não é muito calórico não??

    adoro macaxeira mas sempre acho que é um trabalhão utilizá-la como ingrediente nos bolos, você faz parecer super fácil, é mesmo?

    ResponderExcluir